Barragem Jaguari

Obras são retomadas na barragem entre São Gabriel e Lavras do Sul

"

O consórcio Sultepa/Convap, de Porto Alegre, retomou as obras da barragem Jaguari, na divisa de São Gabriel com Lavras do Sul, na Região Central. No dia 16 de setembro, foram liberados R$ 5 milhões pelo Ministério da Integração Nacional para a retomada das obras. A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.

As obras na barragem buscam amenizar o efeito de estiagens, que impactam na produtividade de lavouras e têm efeito negativo sobre o emprego e a renda. Cerca de 17 mil hectares das várzeas do rio Jaguari serão beneficiados com a irrigação – principalmente a cultura de arroz. Quando a barragem estiver pronta, haverá canais que ampliarão a área irrigada e garantirão água para consumo. Ela beneficiará os municípios de Dom Pedrito, Rosário do Sul, Lavras do Sul, São Gabriel e Bagé.

Mais da metade da obra já foi executada, e corresponde a 52% do cronograma financeiro. A empreitada, que deve ser concluída em um ano e meio, deve gerar até 300 empregos diretos e indiretos.

Esta é a segunda etapa da obra que começou em 2008. Em 2012 ela foi interrompida, por falta de material. Em 2014 foi retomada e paralisou novamente, desta vez, por falta de licenciamento ambiental.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ligações para o 193 de Agudo e Faxinal do Soturno são direcionadas para guarnição de Restinga Seca

Próximo

Comando corta linha telefônica 193 dos bombeiros voluntários de Agudo

Geral